INAUGURAÇÃO

DCTA inaugura escritório de projetos na Base Aérea de Salvador

Iniciativa colaborará para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação aeroespacial
Publicada em: 23/05/2025 11:47
Imprimir
Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Edição: Agência Força Aérea, por Tenente Johny lucas

   O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) inaugurou, no dia 21/05, o Escritório de Coordenação de Projetos de Salvador (ECP-SSA), instalado na Base Aérea de Salvador (BASV). A nova estrutura tem como objetivo apoiar e coordenar temas de interesse conjunto entre o DCTA e o Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial da Bahia (PTA Bahia), atualmente em fase de implantação no local.

A inauguração contou com a presença do Chefe do Subdepartamento de Administração do DCTA, Brigadeiro do Ar Daniel Pinheiro da Silva, do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, do Comandante da BASV, Coronel Aviador Saulo Vinicius Sobreira, e do Gerente da Área Tecnológica de Aeronáutica e Espaço do SENAI CIMATEC, Vilson D’Santana Alves. O evento também foi prestigiado pelo Doutor Fernando de Mendonça, fundador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pioneiro da atividade aeroespacial no Brasil.

O desenvolvimento do Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial da Bahia será viabilizado por meio de uma parceria entre a Força Aérea Brasileira (FAB) e o SENAI CIMATEC, um dos mais avançados centros de tecnologia e inovação do país, dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de soluções para a indústria. “O Escritório de Coordenação de Projetos representa o nosso empenho para o sucesso desta iniciativa, que contribuirá para o avanço científico e tecnológico do Brasil. Temos a convicção de que, juntos, alcançaremos as metas que manterão o país na vanguarda do conhecimento e do progresso”, afirmou o Brigadeiro Daniel.

A presença do DCTA na região Nordeste se fortalece com mais esta iniciativa. No dia 22/05, o Departamento assumiu a subordinação da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), local onde está sendo construído o novo campus do ITA. “Acreditamos que os investimentos em ensino, pesquisa, inovação e extensão, em diferentes regiões do país, podem impulsionar de forma significativa e ampla o desenvolvimento nacional”, destacou o Reitor do ITA.

O Parque Industrial Tecnológico Aeroespacial será implantado em área cedida pela União ao SENAI CIMATEC, dentro da BASV. A expectativa é que o espaço se consolide como um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas de ponta e à promoção da inovação no setor aeroespacial.

As atividades do parque serão organizadas em quatro grandes vertentes: Espaço, Defesa, Mobilidade Aérea Avançada e Aeronáutica Comercial. Entre os temas que deverão ser desenvolvidos destacam-se sistemas avançados de voo e de controle de tráfego aéreo, engenharia aeroespacial e novas tecnologias de energia e propulsão, como os combustíveis sustentáveis de aviação (SAF).

Fotos: Sargento C. Falcão / BASV